Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso...
Café do Cerrado – Conhecer para consumir...
Apresentação:
Quando se fala na bebida Café é bem nítido diante do consumidor o desconhecimento e até mesmo a indiferença no tocante à qualidade da bebida. Apesar de ser um hábito milenar em muitos países e centenário no Brasil muitos consumidores ainda não se atentaram para a diversidade existente no universo Café e a complexidade que envolve essa cadeia. Isto muitas vezes por falta de acesso as informações o que implica em um erro estratégico da indústria do Café principalmente no Brasil de não “educar” seu consumidor, fazer com que as informações necessárias cheguem até a última ponta da cadeia que são os consumidores. Não se justifica pagar mais ou menos num Café se não se sabe o porquê disso, o consumidor não é obrigado a saber a respeito de um produto, o consumidor necessita e exige cada vez mais conforto, bom atendimento e esclarecimento, e esse papel é inerente a indústria, no caso do Café, as torrefadoras, cooperativas, associações de cafeicultores, etc.
Pensando no supracitado e em muitos fatores que ainda podem se inserir neste contexto o que devemos fazer então para reverter este quadro de desinformação do consumidor de café??????
Sem dúvida alguma a resposta é “abastecê-lo” de informações, darem-lhes subsídios para que possam fazer sua escolha na hora de consumir. O grau de absorção de informações é diretamente igual ao nível de conhecimento do individuo.
Pensando nisto nasce o projeto Café do Cerrado – Conhecer para consumir...
Do que se trata?
Como a terceira fase do projeto Consumindo vai lidar com escolas é o momento propicio para que trabalhemos a educação de nossos consumidores em potencial.
Na idade escolar é que se forma a maioria dos hábitos do individuo, se ele vai consumir ou não álcool, tabaco entre outros e claro Café. Portanto, Café do Cerrado – Conhecer para consumir... Visa levar até estes estudantes nada mais do que informação sobre o universo Café.
De que forma?
Através de palestras bem elaboradas envolvendo informações sobre o universo Café de forma bem didática para uma ótima compreensão dos estudantes.
Publicação de artigos na mídia local
Como o objetivo é o de alcançar o maior número de pessoas faz-se também necessária a publicação de artigos na mídia local, como sites, jornais, revistas, entre outros que trabalhem no segmento de veiculação de informações.
Os artigos serão de caráter totalmente voltado ao publico consumidor e não consumidor de café, livre de aspectos muito técnicos que dificultem o entendimento do publico que não têm um embasamento teórico sobre o assunto.
Os temas para os artigos podem girar em torno de:
Histórico do Café
Métodos de produção
Importância econômica do Café
Regiões produtoras de Café no Brasil e no mundo
Hábitos e peculiaridades que envolvem o consumo de Café
Café e Saúde
Sustentabilidade
Formas de preparo do Café
Qualidade do Café
Para começar, achamos por bem informar ao público sobre o projeto Consumindo, dando seqüência depois aos temas pré-estabelecidos.
Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso...
Quando indagados por algum visitante qual a principal economia de nosso município facilmente uma palavra nos vêm à cabeça: Café
E esta é a realidade. Implantada no Cerrado, mais especificamente em Patrocínio no inicio dos anos 70, por imigrantes paulistas e paranaenses que fugiam das geadas, a cultura do café se firmou em nosso município como principal geradora de divisas, de empregabilidade, de distribuição de renda, entre outros e principalmente como geradora de notoriedade no cenário nacional e internacional, pois hoje o município de Patrocínio é comprovadamente o maior município produtor de cafés do Brasil em área cultivada, deixando pra trás o tradicional município produtor do Sul de Minas que é Três Pontas.
Mas não é apenas a extensão em área que nos coloca nos holofotes da cafeicultura mundial, o alto nível de tecnificação, mecanização, tecnologias de pós-colheita e principalmente o Sistema Organizacional encabeçado pelo CACCER – Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado que é a entidade que congrega as Associações e Cooperativas do Café Cerrado, sendo a ONG certificadora da origem e qualidade deste genuíno Café, também reforçam a grandeza do Café do Cerrado. Sistema este formado por seis associações de cafeicultores, oito cooperativas mais uma fundação que é a Fundaccer (Fundação de desenvolvimento do Café do Cerrado) que é a mantenedora do Centro de Excelência do Café do Cerrado. Todo este sistema funciona em sinergia para que se alavanque cada vez mais a marca Café do Cerrado, para que se obtenha cada vez mais destaque principalmente no mercado internacional para que isso se traduza em bons negócios para os cafeicultores.
Contudo mesmo com toda essa importância para o nosso município a bebida do café em nossa cidade não vinha tendo o merecido valor. Exportavam-se os melhores lotes, restando nas gôndolas dos supermercados o resíduo deste lotes ou cafés que não alcançam notas altas quando classificados, sendo então comercializados a preços menores, servindo de prato cheio para as torrefadoras que não primam pela qualidade.
Tendo isso em vista foi proposto em conjunto pelas entidades: Acarpa, Acip/CDL, Expocaccer e SEBRAE um projeto em que se incentivasse o consumo de café de qualidade em nossa cidade, que trouxesse a tona o orgulho do patrocinense em residir na “capital do café” e que acima de tudo informasse ao consumidor quanto à qualidade do café. Foi assim que nasceu o projeto: Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso... Uma iniciativa pioneira no Brasil que sem duvida alguma irá enaltecer e nos deixar orgulhosos se sermos os melhores em cafeicultura.
O projeto se divide em quatro fases:
CAFÉ DO CERRADO nas empresas: Bares, hotéis, restaurantes e similares.
CAFÉ DO CERRADO e os escritórios comerciais: escritórios e empresas públicas e privadas.
CAFÉ DO CERRADO nas escolas: Implantar café de qualidade na merenda escolar.
Cafeteria Institucional: Abertura em parceria com a iniciativa privada de uma cafeteria.
Como funciona o projeto?
Nas primeiras duas fases, que já foram implantadas o projeto Consumindo, como forma de incentivo ao consumo de café de qualidade subsidiou o preço do quilo do café. Para bares, hotéis, restaurantes e similares o subsidio teve a duração de um ano além de ter oferecido cursos de barismo nível iniciante e avançado. Já na segunda fase, quando o foco foi escritórios comerciais e empresas públicas e privadas tivemos também o café de forma subsidiada com duração de seis meses (ainda em andamento). Somando as duas fases iniciais já são quase cinqüenta empresas participando do projeto, o que mostra o sucesso na adesão ao programa.
O projeto também engloba inciativas de marketing como exposição de outdoors na cidade propagando as empresas participantes, participação em eventos para realização de degustações, etc. Dentro em breve todas as empresas participantes receberão uma placa a ser afixada em cada estabelecimento certificando que os mesmos participam do projeto.
Nos encontramos no planejamento da terceira fase, que vai focar os estudantes e a informação ao consumidor em geral. Nesta fase duas escolas municipais de primeira a quarta série serão escolhidas para que o café seja servido na merenda escolar. Também serão ministradas palestras sobre consumo e qualidade de café nas escolas, tanto de primeiro como de segundo grau, onde também será trabalhado um concurso de desenho, poesia e redação, todos abordando o tema café com oferecimento de premiações para os melhores.
Já a quarta fase do projeto compreende a construção de uma cafeteria institucional do Café do Cerrado. A cafeteria será construída na Expocaccer e contara com uma estrutura ampla e moderna com sala de degustação em anexo.
Objetivos:
A meta é com o cumprimento das quatro fases mudar o hábito do maior número possível de pessoas para o consumo de café de qualidade. Incentivar o sentimento de pertença com relação ao Café do Cerrado, fazer com que a população tenha orgulho de pertencer à região que produz o Café do Cerrado. Aumentar o conhecimento do consumidor quanto à qualidade do café. Gerar novos negócios. Incentivar os cafeicultores a produzir com qualidade
Nos procure e faça também a adesão de sua empresa pois Consumindo você valoriza o que é nosso...
Maiores informações sobre como adquirir o café na Expocaccer pelo fone
34-3839-9300 com Maycon. Maiores informações sobre o projeto com Juliano Tarabal
também na Expocaccer.
Juliano Tarabal
Informações pessoais: Gestor do projeto Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso, Membro fundador do GEPECCAFE (Grupo de estudos, planejamento estratégico e capacitação em cafeicultura), acadêmico do 6º período de Engenharia Agronômica pelo Unicerp, classificador e degustador de café e autor de artigos científicos sobre qualidade de bebida em café.
Café do Cerrado – Conhecer para consumir...
Apresentação:
Quando se fala na bebida Café é bem nítido diante do consumidor o desconhecimento e até mesmo a indiferença no tocante à qualidade da bebida. Apesar de ser um hábito milenar em muitos países e centenário no Brasil muitos consumidores ainda não se atentaram para a diversidade existente no universo Café e a complexidade que envolve essa cadeia. Isto muitas vezes por falta de acesso as informações o que implica em um erro estratégico da indústria do Café principalmente no Brasil de não “educar” seu consumidor, fazer com que as informações necessárias cheguem até a última ponta da cadeia que são os consumidores. Não se justifica pagar mais ou menos num Café se não se sabe o porquê disso, o consumidor não é obrigado a saber a respeito de um produto, o consumidor necessita e exige cada vez mais conforto, bom atendimento e esclarecimento, e esse papel é inerente a indústria, no caso do Café, as torrefadoras, cooperativas, associações de cafeicultores, etc.
Pensando no supracitado e em muitos fatores que ainda podem se inserir neste contexto o que devemos fazer então para reverter este quadro de desinformação do consumidor de café??????
Sem dúvida alguma a resposta é “abastecê-lo” de informações, darem-lhes subsídios para que possam fazer sua escolha na hora de consumir. O grau de absorção de informações é diretamente igual ao nível de conhecimento do individuo.
Pensando nisto nasce o projeto Café do Cerrado – Conhecer para consumir...
Do que se trata?
Como a terceira fase do projeto Consumindo vai lidar com escolas é o momento propicio para que trabalhemos a educação de nossos consumidores em potencial.
Na idade escolar é que se forma a maioria dos hábitos do individuo, se ele vai consumir ou não álcool, tabaco entre outros e claro Café. Portanto, Café do Cerrado – Conhecer para consumir... Visa levar até estes estudantes nada mais do que informação sobre o universo Café.
De que forma?
Através de palestras bem elaboradas envolvendo informações sobre o universo Café de forma bem didática para uma ótima compreensão dos estudantes.
Publicação de artigos na mídia local
Como o objetivo é o de alcançar o maior número de pessoas faz-se também necessária a publicação de artigos na mídia local, como sites, jornais, revistas, entre outros que trabalhem no segmento de veiculação de informações.
Os artigos serão de caráter totalmente voltado ao publico consumidor e não consumidor de café, livre de aspectos muito técnicos que dificultem o entendimento do publico que não têm um embasamento teórico sobre o assunto.
Os temas para os artigos podem girar em torno de:
Histórico do Café
Métodos de produção
Importância econômica do Café
Regiões produtoras de Café no Brasil e no mundo
Hábitos e peculiaridades que envolvem o consumo de Café
Café e Saúde
Sustentabilidade
Formas de preparo do Café
Qualidade do Café
Para começar, achamos por bem informar ao público sobre o projeto Consumindo, dando seqüência depois aos temas pré-estabelecidos.
Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso...
Quando indagados por algum visitante qual a principal economia de nosso município facilmente uma palavra nos vêm à cabeça: Café
E esta é a realidade. Implantada no Cerrado, mais especificamente em Patrocínio no inicio dos anos 70, por imigrantes paulistas e paranaenses que fugiam das geadas, a cultura do café se firmou em nosso município como principal geradora de divisas, de empregabilidade, de distribuição de renda, entre outros e principalmente como geradora de notoriedade no cenário nacional e internacional, pois hoje o município de Patrocínio é comprovadamente o maior município produtor de cafés do Brasil em área cultivada, deixando pra trás o tradicional município produtor do Sul de Minas que é Três Pontas.
Mas não é apenas a extensão em área que nos coloca nos holofotes da cafeicultura mundial, o alto nível de tecnificação, mecanização, tecnologias de pós-colheita e principalmente o Sistema Organizacional encabeçado pelo CACCER – Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado que é a entidade que congrega as Associações e Cooperativas do Café Cerrado, sendo a ONG certificadora da origem e qualidade deste genuíno Café, também reforçam a grandeza do Café do Cerrado. Sistema este formado por seis associações de cafeicultores, oito cooperativas mais uma fundação que é a Fundaccer (Fundação de desenvolvimento do Café do Cerrado) que é a mantenedora do Centro de Excelência do Café do Cerrado. Todo este sistema funciona em sinergia para que se alavanque cada vez mais a marca Café do Cerrado, para que se obtenha cada vez mais destaque principalmente no mercado internacional para que isso se traduza em bons negócios para os cafeicultores.
Contudo mesmo com toda essa importância para o nosso município a bebida do café em nossa cidade não vinha tendo o merecido valor. Exportavam-se os melhores lotes, restando nas gôndolas dos supermercados o resíduo deste lotes ou cafés que não alcançam notas altas quando classificados, sendo então comercializados a preços menores, servindo de prato cheio para as torrefadoras que não primam pela qualidade.
Tendo isso em vista foi proposto em conjunto pelas entidades: Acarpa, Acip/CDL, Expocaccer e SEBRAE um projeto em que se incentivasse o consumo de café de qualidade em nossa cidade, que trouxesse a tona o orgulho do patrocinense em residir na “capital do café” e que acima de tudo informasse ao consumidor quanto à qualidade do café. Foi assim que nasceu o projeto: Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso... Uma iniciativa pioneira no Brasil que sem duvida alguma irá enaltecer e nos deixar orgulhosos se sermos os melhores em cafeicultura.
O projeto se divide em quatro fases:
CAFÉ DO CERRADO nas empresas: Bares, hotéis, restaurantes e similares.
CAFÉ DO CERRADO e os escritórios comerciais: escritórios e empresas públicas e privadas.
CAFÉ DO CERRADO nas escolas: Implantar café de qualidade na merenda escolar.
Cafeteria Institucional: Abertura em parceria com a iniciativa privada de uma cafeteria.
Como funciona o projeto?
Nas primeiras duas fases, que já foram implantadas o projeto Consumindo, como forma de incentivo ao consumo de café de qualidade subsidiou o preço do quilo do café. Para bares, hotéis, restaurantes e similares o subsidio teve a duração de um ano além de ter oferecido cursos de barismo nível iniciante e avançado. Já na segunda fase, quando o foco foi escritórios comerciais e empresas públicas e privadas tivemos também o café de forma subsidiada com duração de seis meses (ainda em andamento). Somando as duas fases iniciais já são quase cinqüenta empresas participando do projeto, o que mostra o sucesso na adesão ao programa.
O projeto também engloba inciativas de marketing como exposição de outdoors na cidade propagando as empresas participantes, participação em eventos para realização de degustações, etc. Dentro em breve todas as empresas participantes receberão uma placa a ser afixada em cada estabelecimento certificando que os mesmos participam do projeto.
Nos encontramos no planejamento da terceira fase, que vai focar os estudantes e a informação ao consumidor em geral. Nesta fase duas escolas municipais de primeira a quarta série serão escolhidas para que o café seja servido na merenda escolar. Também serão ministradas palestras sobre consumo e qualidade de café nas escolas, tanto de primeiro como de segundo grau, onde também será trabalhado um concurso de desenho, poesia e redação, todos abordando o tema café com oferecimento de premiações para os melhores.
Já a quarta fase do projeto compreende a construção de uma cafeteria institucional do Café do Cerrado. A cafeteria será construída na Expocaccer e contara com uma estrutura ampla e moderna com sala de degustação em anexo.
Objetivos:
A meta é com o cumprimento das quatro fases mudar o hábito do maior número possível de pessoas para o consumo de café de qualidade. Incentivar o sentimento de pertença com relação ao Café do Cerrado, fazer com que a população tenha orgulho de pertencer à região que produz o Café do Cerrado. Aumentar o conhecimento do consumidor quanto à qualidade do café. Gerar novos negócios. Incentivar os cafeicultores a produzir com qualidade
Nos procure e faça também a adesão de sua empresa pois Consumindo você valoriza o que é nosso...
Maiores informações sobre como adquirir o café na Expocaccer pelo fone
34-3839-9300 com Maycon. Maiores informações sobre o projeto com Juliano Tarabal
também na Expocaccer.
Juliano Tarabal
Informações pessoais: Gestor do projeto Café do Cerrado – Consumindo você valoriza o que é nosso, Membro fundador do GEPECCAFE (Grupo de estudos, planejamento estratégico e capacitação em cafeicultura), acadêmico do 6º período de Engenharia Agronômica pelo Unicerp, classificador e degustador de café e autor de artigos científicos sobre qualidade de bebida em café.
Um comentário:
Muito boa a sua chagada ao mundo dos blog's relacionados com café;...seja bemvindo e saiba que existe muitas pessoas ávidas de informações e de trabalhos de qualidade como o que você apresenta aqui...
Parabéns e abraços!!!
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